PM de Siderópolis apreende drogas e prende mulher por tráfico e resistência
Em uma operação realizada em Siderópolis, a Polícia Militar prendeu, nesta sexta-feira, dia 23, uma mulher, de 24 anos, por tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência, desacato, lesão corporal e descumprimento de medidas judiciais. A ação ocorreu após meses de investigações baseadas em denúncias anônimas que apontavam ela e seu parceiro como dupla envolvida no comércio ilegal de entorpecentes
A abordagem começou quando a guarnição avistou um veículo suspeito, já monitorado por informações de que seria usado para transporte de drogas. Ao perceber a presença policial, o motorista iniciou uma fuga em alta velocidade, transitando em contramão e colocando em risco outros usuários da via. O condutor abandonou o carro em uma via sem saída e fugiu a pé, atravessando a rodovia SC-445, onde foi atropelado por outro veículo, mas continuou a fugir em direção a casa da mulher presa.
No local, os policiais encontraram o casal que agia de forma suspeita. O homem, que já possui agem por tráfico, desobedeceu ordens de parada, pegou um recipiente com drogas e tentou fugir para dentro da casa, reando o material à mulher. Ela, jogou o recipiente no chão ao avistar a PM. No interior do recipiente, foram encontrados 5,6 gramas de maconha, 3,9 gramas de cocaína e 2,7 gramas de crack, todos fracionados em pequenas porções, além de dinheiro em cédulas de baixo valor, indícios típicos do tráfico.
Durante a prisão, a mulher resistiu fisicamente, lesionando um dos policiais na mão durante a algemação. Ela também desacatou os agentes com insultos e xingamentos, além de se recusar a entregar um celular, ando-o a um vizinho. A PM apreendeu o aparelho por suspeita de conter provas de crimes.
O homem, que já estava sob medidas judiciais, incluindo a proibição de portar drogas, fugiu novamente após desobedecer ordens, abandonando uma carteira com R$ 46 em cédulas fracionadas. Horas depois, descobriu-se que ele danificou sua tornozeleira eletrônica para despistar os agentes policias que continuavam em sua busca, configurando o crime de dano qualificado por tratar-se de bem público.
De volta ao veículo abandonado, a PM encontrou mais de 1 kg de maconha e 101 gramas de cocaína, além de um celular. O carro foi apreendido por ser considerado instrumento do crime. Na delegacia, a mulher continuou com atos hostis, ameaçando um dos policiais e acusando-o falsamente de agressão, além de fazer comentários desdenhosos sobre o sistema de Justiça. As acusações foram desmentidas por vídeos que mostravam a autora atribuindo ferimentos a crises de saúde.
Os dois foram autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência, desobediência, desacato, lesão corporal, ameaça, calúnia, injúria e descumprimento de medidas judiciais. O homem também responde por dano qualificado. Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Criciúma, e o caso segue sob investigação. A PM reforçou que as prisões refletem o trabalho contínuo para coibir o crime organizado na região.